terça-feira, 27 de novembro de 2007

A musica e as memórias...

A musica de hoje, dedico-a a todos os meus amigos, que conseguiram estar sempre ao meu lado ao longo do tempo, não importa a distância, o tempo que estamos juntos, as adversidades, as diferenças de opinião, os momentos menos bons, mas sim a amizade que nunca se perdeu.

A musica, esse conjunto harmonioso que nos fantasia e alegra, mesmo quando a harmonia das notas não é perfeita, preenche-nos a mais bela da memórias, como se perfumasse as recordações de um modo que, no momento menos esperado as ressuscitassem e as fizessem dançar na retina do nosso passado, fazendo-nos rir, chorar, mas sobretudo reviver de uma forma intensa, algo que já não existe.
A musica é eterna.
Podemos alterar sentimentos, mudar de país, mudar de vida e de pessoas, mas as memórias de uma musica serão sempre únicas.
Quantas vezes ouvimos uma música, num local qualquer, que nos faz lembrar alguém, com quem não estamos há muito, ou nos lembra um local, quase sentindo as cores e cheiros do mesmo?
A musica de hoje, irá sempre, fazer-me lembrar a minha viagem do secundário até Paris, onde um grupo de teenagers, foi e veio de autocarro, e cantava esta música, algumas vezes lida de um livro onde outras músicas populares havia.
A simplicidade da canção, da letra, personifica essa viagem. Ainda hoje tenho amizades que comigo iam nesse autocarro, e já lá vão...quase 20 anos. Nessa altura eramos todos jovens, cheios de sonhos, pensavamos ser mais adultos do que realmente éramos, mas na realidade, traziámos em nós uma pureza que se foi perdendo no tempo. Partilhavamos o chão do autocarro para dormir, camas na residência universitária, noites de folia, beijos trocados, escondidos, jogos de sedução de adolescentes.
Hoje, as musicas lembram-nos mais, filmes, séries, umas férias aqui ou acolá, mas com o passar do tempo, vamos também acumulando cada vez mais músicas que nos lembram desgostos, momentos de felicidade que se transformaram em mágoa.
São essas que gostaria de apagar, de substituir. Mas não consigo. Sozinho. Só quando uma emoção mais forte, mais intensa, ao mesmo som surgir...quando menos se espera.
A musica...é eterna.

Sem comentários: