quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 31-01-2008

"De sonhos é feita vida, se deres vida aos teus sonhos."

Fillipe Rodrigues

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 30-01-2008

"Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria. Daria uma bola para que ele jogasse."
Dorothee Sölle (Teóloga Alemã)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 29-01-2008

"Existem momentos na vida em que é necessário economizar seu desprezo devido ao grande número de necessitados."
Chateaubriand

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 28-01-2008

"Nossa loucura é a mais sensata das emoções; tudo o q fazemos deixamos como exemplos para os que sonham um dia serem assim como nós: LOUCOS.... mas FELIZES!!!"
Mário Quintana

domingo, 27 de janeiro de 2008

Back...........

Depois de umas mini-ferias na neve, embora semi-profissionais, com conferência e tudo, aqui estou eu, cara bronzeada, corpo moído, mas muito mais relaxado, após uns dias longe de Lisboa.
Apanhámos um tempo fantastico de sol, e tive aulas de ski que me permitiram desenvolver um pouco mais as minhas aptidões, e com isso retirar mais prazer da neve.

Fez exactamente um ano que estava também na Serra Nevada. Deitado na cama, recordava a minha vida no ultimo ano, e quais as alterações que ocorreram, e muitas foram, bem como, tudo aquilo que se manteve inalterável ou melhorou.
De facto, há tanta coisa boa, e tantas pessoas que sempre comigo estiveram, que por vezes só nos sentimos tristes ou infelizes porque procuramos esse estado de espirito.
Esta pequena viagem, foi optima nesse aspecto. Tive algum tempo para introspecção, fosse deitado na cama, fosse sozinho, no meio da neve lutando e nunca desistindo para conseguir aprender bem, fosse a andar na cadeiras, de olhos fechados sob um sol magnificio.

E em todos esses momentos, sorri sempre. Encontrei na clareza da neve, no brilho do sol, na frieza da noite, algumas respostas, algo enriquecedor, algo muito humano.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 25-01-2008

*"A sabedoria da vida não está em fazer aquilo que se gosta, mas gostar
daquilo que se faz."*
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 24-01-2008

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver!"
Dalai Lama

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 23-01-2008

"Errar é humano, mas quando a borracha se gasta mais do que o lápis você está positivamente exagerando."
J. Jenkis

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 22-01-2008

"Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se."
Provérbio Persa

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 21-01-2008

"Nos olhos do jovem arde a chama. Nos do velho brilha a luz."
Victor Hugo

domingo, 20 de janeiro de 2008

As 4 estações...

Lisboa, 20 de Janeiro de 2008, 20 graus.
Eu sou do tempo em que havia 4 estações, bem definidas, plenamente expectáveis, esperava-se o Inverno ansiando desde logo pela Primavera, chorava-se o fim do quente Verão, sorrindo para as folhas de Outono que das àrvores caiam.
Este final de Dezembro, inicio de Janeiro, vi pessoas na praia. A passear simplesmente, muitas, de toalha na areia, algumas.
Não sei se estes pequenos prazeres que nos são oferecidos pela Natureza, outrora dona de si própria, hoje alterada pela mão do homem inconsciente, serão benéficos para nós.
Várias pessoas amigas me dizem que sentem saudades daqueles dias de chuva, em que não se pode sair de casa, e se fica no lar.
Antigamente esse tempo era aproveitado para se descansar mais um pouco, lia-se um livro, ou via-se qualquer série banal ou filme na televisão, havia com isso certamente, mais união familiar, mais tempo juntos. O frio e a chuva, eram os alíbis perfeitos para as pessoas estarem mais tempo com elas próprias. A juntar a isso, havia um ou dois centro comerciais dignos desse nome, e por isso também pouco se recorria a eles para ocupar o fim de semana, movimento tão típico nos dias que correm.
Hoje tudo está diferente, e perante um Inverno que de rigoroso quase nada tem, começamos a assistir a Verões, cuja instabilidade metereológica, causa grandes dissabores a muitos, que aguardam um ano pelas tão desejadas férias, e são contemplados com inundações, ventos fortes, noites frias, substituindo com isso o merecido descanso por irritabilidade, depressões, que irão certamente ter as suas consequências nefastas num futuro, talvez bem mais próximo do que pensamos.
O mundo está de facto neste aspecto em mudança, e nós, impotentes para o alterar, pois temo que seja tarde demais.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Musica de Hoje: Rádio Macau - O Anzol

"já pensei pintar o céu em tons de azul"....ai pois já, e são muitos os dias!
Gosto da musica, gosto da letra. Os Rádio Macau foram a primeira banda que eu vi ao vivo, já lá devem ir uns 21 anos. Ainda andava no secundário e fui vê-los a uma festa universitária na faculdade do Monte da Caparica.

Dias negros...dias claros....

Ontem tive uma queixa da minha querida amiga PCB, companheira também da blogosfera, de que ando a enviar muitos pensamentos para aqui e a escrever pouco. E ela tem toda a razão, embora haja uma justificação.

Os dias têm andado negros nos mercados financeiros internacionais, as bolsas caem todos os dias, e isso tem impacto directo no meu trabalho, que para além disso atravessa uma fase com coisas adicionais e importantes a fazer, o que juntando as aulas do mestrado, mais a minha filha (já com alta da varicela que teve), me tem deixado completamente exausto. E quando escrevo completamente, não primo pelo exagero, bem pelo contrário, chego ao fim do dia sentindo-me fraco, cansado, e nem forças tenho para vir à net e escrever. As vezes que vim à net esta semana à noite, foi na maior parte das vezes para trabalhar, ler emails profissionais, acompanhar as noticias dos mercados americanos, etc.
Estou a precisar mesmo de uns dias longe daqui.

E por falar nisso vêm os dias claros, brancos, da cor da neve, neste caso, da cor da neve da Sierra Nevada, onde de hoje a uma semana estarei. Vou quinta, venho Domingo, mas penso que será o suficiente para fazer esquecer o stress que tenho tido.

Apesar de tudo isto, continuo a ter paralelamente muitas satisfações, sobretudo ao nivel das amizades. Ontem tive um jantar com ex-colegas do empreço de onde saí em 2003, já lá vão 5 anos. Foi muito bom. Hoje tenho um jantar em minha casa, com 5 pessoas, amizades recentes e todos colegas actuais. Entretanto, tenho de recusar convites de outras pessoas para jantar, cinemas, etc, por não ter mesmo tempo. Isto é o que eu chamo, um grande problema saudável, não ter tempo para estar com todos os amigos.
Parte disto resulta de um definitivo corte com o passado, e ao qual sinto cada vez mais que não depende de mim mas de terceiros, só que agora, não me preocupo mesmo com isso, nem dou relevância, por vezes lamento, com nostalgia.

Há coisas mais importantes, uma delas é tentar estar presente e apoiar uma grande amiga a atravessar uma fase dificil, a da passagem dos dias negros para os dias claros. Tens toda a minha força contigo.

Dias negros, dias claros, tal como tem estado o tempo, ora chove, ora faz sol, e ai como eu adoro so dias de céu azul. Rejuvenescem-me.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 18-01-2008

DEFICIÊNCIAS
Mário Quintana


'Deficiente'
é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
'Louco'
é quem não procura ser feliz com o que possui.
'Cego'
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
'Surdo'
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
'Mudo'
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
'Paralítico'
é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
'Diabético'
é quem não consegue ser doce.
'Anão'
é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

' A amizade é um amor que nunca morre.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 18-01-2008

"A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros."
Dalai Lama

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 16-01-2008

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos..."
Charles Chaplin

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 15-01-2008

"Sucesso é saber onde você quer ir, para isso você precisa saber onde estar e como chegar lá!"

"Sucesso é conseguir o que você quer; Felicidade é querer aquilo que você conseguiu."

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Domingo chuvoso...Segunda brilhante...

É absolutamente fantástico como um dia de céu azul, me transmite uma serenidade, uma calma, uma tranquilidade, uma disposição, uma alegria que chega por vezes a ser contagiante.
O dia correu-me bem. Falei por email com várias pessoas, alguns assuntos sérios, e bem sérios, outros apenas para conversa circunstancial mas saudável. Almocei numa esplanada ao sol, com os meus colegas que são impecáveis. E consegui apresentar à chefia o trabalho que fiz em casa durante o fim de semana, e que teve boa receptividade.
Estou muito contente. A vida sorri-me porque eu sorrio para ela.

Pensamento do dia 14-01-2008

"Há pessoas que só amam os animais porque são incapazes de amar seus semelhantes."
Sigfried Undest

domingo, 13 de janeiro de 2008

A chuva que brilha...

Mais um fim de semana com a Beatriz, que apesar de doentinha com varicela, não pára um minuto, brinca, canta, transmite felicidade a quem a rodeia. Amo-a.

No meio disto tudo, ainda consegui trabalhar alguma coisa em casa, neste período dificil em termos profissionais, onde tenho mais do que nunca de mostrar as minha capacidades, procurando ser melhor do que alguma vez já fui. Apesar de estar a caminhar sobre facas, mantenho a serenidade, a calma, e sempre com um sorriso, pois acredito que sou capaz, e que irei conseguir.

A vida é mágica, e 2008, continua a ser uma surpresa agradável, sobretudo por ter o privilégio de ter conhecido algumas pessoas novas, e de ter renovado boas amizades esquecidas.

O meu espirito, maneira de estar, astral mudou, e como tal, a exemplo curiosamente do que diz o famoso livro "O Segredo", com isso o que se passa à minha volta também mudou. Hoje, sinto-me alegre e triste por não poder aceitar todos os convites para jantar, para sair à noite, para ir ao cinema, que me vão sendo propostos.
Os amigos não mudaram, a atitude deles sim, e em parte porque a minha também mudou.
Estou feliz.

O tempo está cinzento, chuvoso, frio, mas ainda assim, tem algo de belo....basta querermos vê-lo.

Musica de Hoje : Carlos do Carmo - Estrela da Tarde

Uma musica fantastica, pela beleza de uma voz única, que nos transporta pelos caminhos de uma letra que nos envolve os pensamentos no imaginário, de tal forma, que nos sentimos a nós próprios personagens desta história, sentindo-a, vivendo-a, chorando-a.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 11-01-2008

"A felicidade existe... Não fora de nós, onde em geral a procuramos; mas, dentro de nós, onde raras vezes a encontramos."
Humberto Rohden

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 10-01-2008

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier."
Provérbio Chinês

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 09-01-2008

"A verdade é um espelho que caiu das mãos de Deus e se quebrou. Cada um recolhe o pedaço e diz que toda a verdade está naquele caco."
Provérbio Iraniano

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 08-01-2008

"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."
Luis Fernando Veríssimo

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Que mais posso querer....

Conversa entre filha e pai, na noite da ultima sexta-feira:

Filha: Papá, todos os pais são como tu?
Pai: Porque perguntas isso?
Filha: Porque eu acho que és o melhor pai do mundo.

Que mais posso querer, quem mais posso escrever ou dizer,...
Ainda hoje trago comigo o sorriso e o brilho nos olhos.

Pensamento do dia 07-01-2008

"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto..."
William Shakespeare

domingo, 6 de janeiro de 2008

Musica de hoje: Alicia Keys - No One

Pela voz, pela calma, pelo grito exterior, pela profundidade da musica, pela letra.

Olá 2008....

...porque sorris tanto para mim? Hmmm...porque eu assim quero e assim será :)

De facto, a vida está-me a correr bem, no entanto nada mudou. Quem mudou fui eu na atitude que tinha perante ela, e isso, está aser muito gratificante a todos os niveis.
Olho à minha volta e retiro o que de melhor pode haver, nas coisas, nas pessoas, em tudo.
A principal diferença é a postura que tenho desde há algum tempo perante uma situação adversa, uma contrariedade, uma expectativa gorada, nas quais, se não lhes der importância elas não têm mesmo, e não têm, não só porque eu mudei a forma de pensar, mas sim porque de facto não têm de ter.
E o bom....hmmmm....que bom tem sido, estar com pessoas amigas, rever outras, e pensar que os anos passaram e elas estão lá na mesma.
A postura de pensamento positivo tem sido boa para mim, mas nalguns casos, também para as pessoas que comigo têm privado e contactado. Sinto que essa minha mudança de astral pode ser de alguma forma contagiante e com isso todos beneficiam.
O ultimo mês foi sem duvida um passo em frente, senti que fiz o corte com o passado, e deixei de olhar para trás, gozando muito mais o presente e acolhendo o futuro de braços abertos com om sorriso enorme, e isso é a unica forma de o futuro me contemplar da mesma maneira.
Hoje, se estou só estou bem. Se estou com mais alguém, é porque alguem comigo quer realmente estar e os momentos são melhores e mais aprazíveis. Hoje em dia não faço esforços de simpatia, nem forço acontecimentos, deixo a naturalidade da vontade das coisas e dos seres decidir de forma universal e plena.
Hoje, o meu telemovel toca sem eu o desejar ou ansiar por isso, e toca muito mais.

Por esta minha mudança, pelas palavras nuas e cruas, pelas verdades visiveis que não percebia, pelo alerta do que poderia eu me tornar, pela forma simples de comunicação que tens, e a importância que em mim teve para ser diferente, aqui fica hoje o meu eterno agradecimento a ti ACL.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 04-01-2008

"Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é."
Margareth Thatcher

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Pensamento do dia 03-01-2008

Quem fechar à chave o coração, corre o risco de ficar prisioneiro de si próprio.

(Filipe Rodrigues)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Musica de hoje:Yves Larock - Rise Up

A musica de hoje é a eleita para representar esta época festiva, pelo ritmo que tem, pela simplicidade que apresenta na letra, mas contudo, por transmitir uma sensação de liberdade e alegria que se apodera das pistas de dança, e coloca todos a sonhar para que se voe mais alto, por cima do arco-iris, e se atinja o céu.

Pensamento do dia 02-01-2008

"Nossa dúvidas são traiçoeiras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."
William Shakespeare

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

The party is over....

...e após 4 dias de descanso e de borga, regresso ao trabalho.
Desde sexta que vivi intensamente a noite, gozei em pleno o descanso da minha cama, tive conversas fantasticas com pessoas únicas, e passei uma passagem de ano muito divertida.
Conhecia das quase 20 pessoas presentes na festa, apenas duas, mas tudo pessoal porreiro, que sem o saberem, e indirectamente por pequenos pormenores, me voltaram a fazer sentir eu, na minha essência de amigo, num espirito de um grupo grande, algo que não tinha há algum tempo, e que me deixou muito feliz.
Antes de ir para lá disse a uma amiga, são estas festas em que nada se espera que acabam por ser as melhores, e assim foi.
Não chegava a casa já com o sol a aparecer há algum tempo, mas valeu a pena. Meio zonzo de bebida e cansaço, eram 7h15 quando comi uma pizza inteira para aconchegar o estomâgo antes de ir dormir.

Bom dia 2008....

Novo ano , vida nova. Será? Não sei, mas sei que 2008 tem todos os ingredientes para que seja um ano muito bom. Primeiro de tudo pelo modo como hoje me sinto ao encarar o futuro, pela tranquilidade e serenidade que transporto, e que adquiri na parte final do passado ano. Talvez da pior forma, mas a lição ficou aprendida. Depois porque, o número 8 é para muitas culturas um número de sorte e se eu pensar na minha vida, 78, 88, e 98 foram anos importantes, e positivos.
Em 78 tinha 6 anos, e tive essa alteração que a todos nos marca de...entrar para a escola.
Em 88, no dia 8-8-88 pisei pela primeira vez solo britânico, e fiz essa viagem fantastica, acampando por Inglaterra e Escócia, conhecendo Oxford, Cambridge, Stonehege, Stratford-upon-Avon, Loch Ness, Edimburgo e claro está....Londres, cidade pela qual me apaixonei desde então.
Em 98, mudei de emprego, uma decisão díficil mas que para além de ser determinante para o resto da minha carreira, me proporcionou a melhor experiência profissional que jamais será possível de repetir. Também em 98, ano da Expo, acabei uma relação de 5 anos e meio e comprei a minha prmeira casas.
Por isso, espero que 2008 seja também um ano em grande.